sexta-feira, abril 20, 2007

A r c o - í r i s


Como é fantástico abrir os olhos
E perceber que eles enxergam mais que ontem
Mas entender também que isso não aconteceu tão simplesmente
Como o passar de um dia para o outro...


Para ver coisas boas hoje,
Ontem enxerguei cada detalhe de muitas coisas ruins
Para enxergar e dar valor a tudo que alcanço,
Ontem estive cega.


E, quando levanto meus olhos,
Sinto minhas pupilas dilatarem
Ao verem as nuvens no céu
E realmente entender que, às vezes, as nuvens mudam de cor e densidade
Passam a ser cinzentas e carregadas
E se estouram em grandes tempestades

Mas, HOJE, o que me importa é ver o arco-íris
Ele é uma aliança,
Uma promessa de que as coisas não vão se acabar em águas
E minha vida não vai sair escorrendo pelos bueiros
A terra estará firme
E só terá chuvas
Com o propósito de se tornar fértil


...É assim que vejo hoje
O que ontem era só lama e negritude


O céu não deve ser visto como um quadro
Porque o céu se modifica conforme os nossos passos.

E estou amando sentir minha visão limpa,
Meus olhos secos de toda lágrima
E saber que foi Deus quem as enxugou.

**************
(Joseli Dias – 20/03/2003.)

Nenhum comentário: