sábado, maio 02, 2009

É o que eu sempre digo...(retendo o que é bom)

Pois é. A cada dia me vejo mais eclética musicalmente. E o interessante é que meu senso crítico também se apura sempre...o que, de modo algum, significa dizer que abro mão e/ou descarto sumariamente aquelas canções e aqueles estilos que me ajudaram a construir minha identidade, minha história mesmo.

Este prólogo apenas para ratificar o que declaro exaustivamente: odeio rótulos. Uma prova disso é o fato de hoje ter me deleitado ao ouvir canções antigas (da época da "minha infância querida, que os anos não trazem mais...") do Mattos Nascimento.

Ei, ei...um aviso aos que se retorcem ao ler isso...estou falando de música, e, convenhamos, o cara é fera demais, um dos maiores intérpretes da música evangélica brasileira! Não me refiro aos arranjos, à produção de seus cds, à sua conduta e teologia...estou falando do mega talento do cantor Mattos Nascimento, sua competência em ser original, sua capacidade de trazer vida a uma canção sem muitos recursos a mais...dentro da musicalidade pentecostal é um grato destaque.

Sim, é claro que há influência de suas canções em minha caminhada cristã, o que em parte justifica essa minha simpatia, me ajudando a ser mais condescendente quanto aos demais aspectos musicais acima referidos, mas...a exemplo do outro "monstro" chamado Álvaro Tito, a família Nascimento continua me levando às lágrimas e aos sorrisos em suas canções, em suas interpretações muito menos ordinárias do que certas críticas preconceituosas e pouco imparciais...sejamos ponderados.

*Êta musiquinha maravilhosa:

Sou de Deus (Mattos Nascimento)

Minha vida é só cantando
O que devo mais fazer
Se liberto estou com Cristo?
Eu sou!
Eu não ando mais em trevas
Já brilhou pra mim a luz
Confio só nesse nome: Jesus!
Em minha vida, esperança
De um dia entrar no céu
E ele garante assim
Eu já fui triste demais
Agora tenho paz
Há paz em mim
Eu agora sou de Deus! (3x)
Eu vivo só pra Deus (2x)
Todo homem é iludido
O inimigo o atrai
Oferece muitas coisas e, assim, cai...
Jesus é a liberdade
Conquistou na dura cruz
Confio só nesse nome: Jesus!
A última esperança pra esse mundo é o Senhor
Entregue a ele teu sofrer...
A solução vai te dar
Venha como estás,
Jesus é a paz.
Eu agora sou de Deus...
Obs: E cá estou, contando as horas p/ ir apreciar, ouvir e cantar com o Gerson Borges, Jorge Camargo e outras jóias da música cristã brasileira...eclética, eu?! (risos)