Outro dia estava conversando com uns amigos quando comecei a falar sobre o fato de hoje dizer mais NÃOs que ontem. De repente, aquela afirmação minha me fez saltar os olhos pra uma realidade tão necessária na minha vida: a importância do NÃO.
Acontece que estou entendendo aos poucos a importância e a necessidade de se dizer não, de negar pedidos às pessoas, de dizer não a atitudes erradas que eu vejo em minha frente. Eu estou aprendendo a não aceitar tudo o que me falam, a não querer tudo o que me oferecem, a não sorrir quando não quero e a não chorar o tempo todo. Também estou muito convicta de que não quero viver de acordo com o que enxergam pra mim, de que não devo ser somente aquilo que me deixam como opção. Estou preferindo dizer NÃO a muitas coisas.
E o fato disso estar acontecendo comigo é que tenho ouvido muitos nãos também. Tenho ouvido de mim mesma muitas negações. Já ouvi Deus dizer “não, filha” várias vezes, e percebo que cada NÃO teve uma importância, um significado tremendo. Deus não administra a minha vida pela conveniência. E cada investimento que Ele tem feito em mim implica em negar outras coisas que não me levarão a estar onde Ele quer. Isso sem contar que, por meio dessa didática, Ele tem me ensinado a negar posturas de quem está à minha volta e de mim mesma.
Um desses amigos me deu uma dose de realidade que tem me feito pensar: é uma decisão pessoal. Dizer NÃO nem sempre é fácil, confortável. Podemos ficar receosos com o que pensarão de nós; podem nos achar egoístas, covardes etc., mas aceitar tudo é a maior covardia que pode existir; é não se comprometer com a verdade dos fatos, é não se responsabilizar nos grandes dilemas e nas questõezinhas da vida.
Se posso dizer NÃO a mim mesma, posso faze-lo com tudo o mais. E isso não tem que soar mal. Isso pode trazer o BEM.
Se Jesus mesmo me disse pra não me conformar, para não me formatar, para não me encaixar nesse mundo, por que eu vou me obrigar a estar sempre de acordo com o que encontro por aqui?!
NÃO. Eu também posso decidir por ele quando precisar. Acho que hoje preciso...
...preciso entender e optar pelo NÃO, mesmo que seja o mais difícil.