segunda-feira, abril 25, 2011

É moda agora ser ateu?

Excelente texto do Carlos Sider. Compartilho...porque também tenho andado bem cansada de certos cinismos...

Quer seja crente ou ateu...seja apaixonada e confiadamente. Seja convicto e rendido...não seja um ateu nem um crente cínico. Essa é a pior das infelicidades! Seja capaz de fazer pulsar sua cosmovisão a respeito disso! Não discurse sobre DEUS nem o questione...o ateísmo ainda não provou a inexistência de DEUS e se demonstra tão sabichão...sim, é trocar a fé cristã por uma outra fé, sem dúvida. Não há indiferença no ateísmo; apenas confusão. Uma lástima é que há tantos ateus funcionais se disfarçando de crentes e até de cristãos! Aff...
***************************************************


É moda agora ser ateu?

por Carlos Sider, domingo, 24 de abril de 2011 às 17:51

Não me lembro de assistir tanto marketing em torno do ateísmo como se vê agora. Blogs cristãos citam ou transcrevem autores ateus que parecem proliferar – tanto blogs como ateus. Muitos “saem do armário” e declaram-se ateístas. Algo um tanto pessoal para mim, uma vez que entre eles – há uns quatro meses - meu irmão, um pouco mais novo do que eu.

Como não dar atenção a algo assim? E como dizer que a gente não se entrega a – no mínimo – se perguntar o que está acontecendo? Qual seria a raiz – ou raízes – destes tantos e recentes movimentos?

Descobriram o ateísmo? Não! É coisa antiga... Nem tampouco apareceu algo novo na ciência que possa provocar abalos na fé cristã. Os argumentos antibíblicos, evolucionistas, sei lá mais o quê, são os mesmos de tempos atrás. Por mais se tente, a ciência não explica a Bíblia nem tampouco a evolução.

Cheguei a concluir algo? Francamente não. Pouco tempo depois da declaração de meu irmão, confesso que tive meus impulsos em convencê-lo apologeticamente que ser cristão é mais lógico. Mas felizmente desisti. Deus não se explica com lógica. Deus, aliás, não cabe em qualquer explicação.

Enfim, prefiro aqui dizer o por que não sou um ateu. O que creio e o que sei a respeito de Deus pode ser pouco, mas para mim é mais que suficiente.

O que eu posso conhecer de Deus não vem de meu esforço em buscá-lo ou estudá-lo. Eu conheço a Deus porque Ele se revelou a mim. E só conheço o tanto que Ele se revelou, nem mais nem menos. O tanto que Ele não se revelou (ainda) permanece como um bom e doce mistério que algum dia vou entender.

Comecei a conhecê-lo por meramente “olhar pela janela” e ver o mundo material. Constatar que havia alguém por trás de tudo foi um bom começo. Concordei com a idéia e concordo até hoje.

Também fui também ensinado a considerar a Bíblia, que me foi apresentada como a Palavra do Deus criador. Ela me ensinou a provar e ver que este Criador era bom, e foi o que fiz. E nesta Palavra Ele não se mostrou apenas Criador, mas também Salvador. Chegou o dia em que decidi abraçar o seu projeto para mim, e assim tem sido. Tenho hoje na Bíblia um guia de consulta. Não apenas porque me ensinaram assim, mas porque ela sempre funcionou para mim. A Bíblia só não funciona quando é distorcida e pega emprestada para justificar alguma asneira humana.

Tive meus tempos de revolta com a religiosidade instituída? Sim, tive e ainda tenho. Chego a dizer que ela mais atrapalha do que ajuda na hora de alguém se encontrar com Deus. A religiosidade e a instituição ficam na frente, fazendo com que muitos pensem que Deus só pode ser encontrado através delas. E nada mais antibíblico do que isso.

Mas, voltando a Jesus, Suas próprias palavras me apresentaram o Espírito do Deus consolador. E a convivência com este Espírito me faz saber que sou Dele. A Bíblia diz e eu sei que Ele me consola, me convence, e que trabalha em mim estabelecendo contato, frutificando em mim no que preciso, e me fazendo produzir algo útil também para outros.

É possível explicar tudo isso com lógica? Não, não dá. Como já dizia Paulo, o apóstolo, essa história é loucura para uns, escândalo para outros. Mas estou entre os que dizem que esta história é vida, e vida das boas, vida eterna – cuja perfeita definição é a de Jesus: é conhecer ao Deus Pai e a Jesus, enviado por Ele.

Seguir a Deus (ou não segui-lo) não é uma decisão lógica que se faz pesando prós e contras. É dizer sim (ou não) a um convite feito pelo próprio Deus. E caminhar com Ele é um misto de experiências, que envolvem conhecer a um Deus que está acima deste mundo, cujas idéias e princípios são muito mais altos e complexos do que os nossos. É conviver com o divino, o sobrenatural, com o inexplicável.

O que posso dizer aos ateus (caso algum esteja interessado em me ouvir)?

Deus a gente não explica. A gente conhece.

quarta-feira, abril 20, 2011

O poeminha que sempre lembro na época da Páscoa!


"A PÁSCOA"

A PÁSCOA, AO CONTRÁRIO DO QUE DIZEM
NÃO É NADA DE BOMBOM
A PÁSCOA, NA VERDADE
REPRESENTA A RESSURREIÇÃO

RESSURREIÇÃO DAQUELE QUE NOS SALVOU
OU SEJA, DE CRISTO JESUS
AQUELE QUE PAGOU OS NOSSOS PECADOS
COM SEU PRÓPRIO SANGUE, LÁ NA CRUZ

E RESSUSCITOU PARA NOS AJUDAR
A SEGUIR O SEU CAMINHO
VIDA NOVA ELE QUER TE DAR
NUNCA TE DEIXARÁ SOZINHO

JESUS DE TI NADA QUER
PORQUE ELE TUDO JÁ TEM
ELE SÓ QUER QUE VOCÊ O ACEITE
PARA TER VOCÊ TAMBÉM

MAS SE QUISERES FICAR COM O BOMBOM
E DESPREZARES AO SENHOR,
FICARÁS COM MUITA SEDE,
MUITA SEDE DE AMOR

E SE FICARES COM SEDE DE AMOR
QUERENDO ÁGUA PRA BEBER
PEÇA ÁGUA AO SENHOR
QUE ELE VAI TE ABASTECER

A ÁGUA DO SENHOR É DIFERENTE
SE A BEBERES NUNCA MAIS TERÁS SEDE
RECEBERÁS A VIDA ETERNA
E SERÁS FELIZ PARA SEMPRE!

(Joseli Dias)


Como disse recentemente a uma amiga, "eu fui uma criança crente mto feliz!" (risos).

Esse poema foi escrito quando eu tinha uns 8 ou 9 anos de idade e estava no ensino primário. Era uma atividade escolar ter que expressar em desenho, texto ou qualquer outro tipo de arte o que achávamos da Páscoa. Surgiram, logicamente, muitos coelhos e chocolates como referências motivacionais...mas fazer o que, se a minha referência singular sobre a Páscoa já havia sido mudada?
Acabou que a profª se admirou, o papel se perdeu no tempo, mas o tal poema nunca, nunca saiu da minha memória. Ele me emociona, sim. Como diz a verdadeira palavra: "é da boca das crianças que vem o perfeito louvor" (Mt 21.16). Eu nunca, jamais me cansarei de agradecer a Deus pelo privilégio de ter conhecido verdades tão profundas como essa já na primeira infância!!! É o tipo de coisa que faz meu coração transbordar...até porque é a RESSURREIÇÃO a base principal da fé cristã. Se Jesus não ressuscitasse, o que seria de sua vida e obra? O que o distinguiria de outros "mártires" históricos? Qual seria a esperança dos crentes, pois o próprio apóstolo Paulo é enfático:

“E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos [“temos esperança”] em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.” (I Co 15.17-20)

Sim...JESUS RESSUSCITOU! Venceu o último inimigo, a MORTE! E hoje reina à destra do Pai e vive em todos os que recebem o Seu Espírito. Ele está VIVO e oferece vida, como esse tão simples poema revela...água da vida, água que sacia pra sempre...

Como não perceber o poder de Deus ao revelar tanta beleza e convicção a uma criança?! Como não dedicar cada dia da minha vida em adoração a um Deus assim?! Como esquecer das grandes verdades expressas na vida e na história de quem, com a inspiração de Deus, pode escrever verdades profundas como a da ressurreição?!!! Sim, eu me glorio. Sempre me gloriarei no DEUS da minha salvação!!!!

ELE VIVE EM MIM!!!!!




sexta-feira, abril 08, 2011

Tanto Luto! (Ariovaldo Ramos)



O que há por detrás de tanta barbárie? Nós: Seres humanos. Nós!

Ao chorar por essas crianças, choramos também por nós, por todos nós indistintamente. Precisamos perceber que nosso grande desafio somos nós mesmos. Perceber que há maldade em nós. Precisamos cuidar melhor de nós. Precisamos de zelo pela dignidade humana; de acesso a saúde em todos os sentidos, desde sempre: de uma escola onde um garoto estranhamente diferente possa ser ajudado enquanto é tempo.

Precisamos que todo o esforço não seja para, meramente, melhorarmos na vida, mas, para que a vida melhore em nós.

O que me consola é saber que Deus, segundo Jesus de Nazaré, está lutando por nós, o gênero humano. Que tanto luto não mate a esperança.



(Fragmento. Leia mais em: http://ariovaldoramosblog.blogspot.com)